O Centro de Saúde de Anadia II, localizado em Sangalhos é uma unidade de cuidados de saúde primários que oferece serviços de saúde e prevenção da doença em diversas fases da vida, incluindo saúde materna e infantil, planeamento familiar, vacinação, cuidados a doentes crónicos e consultas de nutrição.

A missão do Centro de Saúde de Anadia II  em Sangalhos, é prestar cuidados de saúde personalizados, acessíveis, contínuos e de qualidade à população inscrita, promovendo a saúde, prevenindo a doença, tratando e reabilitando os utentes, numa abordagem centrada na pessoa e integrada no seu contexto familiar e comunitário.

Contactos

Telefone:
234 746 092

Email:
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Horário de Funcionamento

  • De 2ª a 6ª feira: 08:00 às 20:00
  • Sábados, domingos e feriados: Encerrado

 

Morada

Av. Dr. Seabra Dinis
3780-111 Sangalhos

 

Localização

 

 

Outros Polos

UCSP Anadia II - Polo Amoreira da Gândara

Rua Principal
3780-011 Amoreira da Gândara

Horário de Funcionamento

2ªF e 6ªF: 08:00 às 13:00
3ªF: 08:00 às 13:00 | 14:00 às 17:30
4ªF: 09:00 às 13:00 | 14:00 às 17:00
5ªF: 08:00 às 13:00 | 14:00 às 17:00
Sábados, domingos e feriados: Encerrado

Telefone: 231 596 140

EmailEste endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ter o JavaScript autorizado para o visualizar.

 

UCSP Anadia II - Polo Avelãs de Cima

Rua da Palmeiras, nº 8
3780-415 Avelâs de Cima

Horário de Funcionamento

2ªF: 08:00 às 13:00 | 14:00 às 17:30
3ªF: 08:00 às 13:00 | 14:00 às 15:00
4ªF: 08:00 às 13:30
5ªF: 09:30 às 13:00 | 14:00 às 16:30
6ªF: 08:00 às 13:00
Sábados, domingos e feriados: Encerrado

Telefone: 231 522 002

EmailEste endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ter o JavaScript autorizado para o visualizar.

 

 

Serviços Prestados

O Centro de Saúde de Anadia II em Sangalhos oferece uma ampla gama de serviços destinados a promover a saúde e o bem-estar da população local.

1. Consultas Médicas

  • Medicina Geral e Familiar
  • Vigilância de saúde infantil e juvenil
  • Vigilância da saúde do adulto e idoso
  • Planeamento familiar
  • Acompanhamento de doenças crónicas (diabetes, hipertensão, etc.)

2. Serviços de Enfermagem

  • Tratamentos de enfermagem (curativos, administração de medicamentos, etc.)
  • Vacinação do Programa Nacional de Vacinação (PNV)
  • Avaliação e controlo de sinais vitais
  • Educação para a saúde e apoio na gestão da doença

3. Cuidados no Domicílio

  • Visitas médicas e de enfermagem ao domicílio para utentes com mobilidade reduzida ou em situação de dependência
  • Apoio na continuidade de cuidados pós-alta hospitalar

4. Saúde Materna, Infantil e Juvenil

  • Consulta de vigilância da grávida
  • Preparação para o parto e apoio pós-natal
  • Consulta de vigilância do recém-nascido e da criança
  • Rastreios de desenvolvimento e crescimento

5. Prevenção e Promoção da Saúde

  • Rastreios (tensão arterial, glicemia, colesterol, cancro do colo do útero, mama e cólon)
  • Campanhas de sensibilização (tabagismo, alimentação saudável, atividade física, saúde mental)
  • Aconselhamento em saúde sexual e reprodutiva

6. Outros Serviços

  • Renovação de receitas e prescrição de medicação crónica
  • Emissão de declarações médicas e atestados
  • Encaminhamento para especialidades hospitalares, quando necessário
  • Acesso à plataforma do SNS (marcação de consultas, consulta de exames, etc.)

 

 

Marcação de Consultas

As marcações podem ser feitas presencialmente, por telefone, ou através do Portal do Utente, disponível online no site oficial do SNS. É recomendável fazer agendamentos com antecedência, especialmente para consultas regulares.

Telefone: 234 746 092
Online: SNS 24 ou App SNS 24

Dicas:

  • Marque com antecedência.
  • Casos urgentes: ligue SNS 24 – 808 24 24 24.

 

Como Inscrever-se no Centro de Saúde de Anadia II

Para se inscrever no Centro de Saúde de Anadia II, os utentes devem dirigir-se à unidade com os seguintes documentos:

  • Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade.
  • Cartão de Utente do SNS.
  • Comprovativo de morada.

 

 

Perguntas Frequentes

1. Que serviços estão disponíveis?

Consultas médicas, enfermagem, vacinação, planeamento familiar, rastreios, vigilância da saúde, cuidados domiciliários, entre outros. Consulte a lista completa de serviços acima.

2. Como posso marcar uma consulta?

Pode marcar presencialmente, por telefone ou através do portal do SNS: www.sns.gov.pt

3. Como renovo as minhas receitas?

As receitas podem ser renovadas:

  • Durante consulta médica;
  • Por telefone, caso já tenha prescrição crónica;
  • Através da área do utente no portal SNS 24.

4. Fazem consultas de vigilância infantil?

Sim, são realizadas consultas de vigilância da criança e do jovem, vacinação, e rastreios de crescimento e desenvolvimento.

5. Prestam cuidados ao domicílio?

Sim, para utentes com mobilidade reduzida ou dependência, é possível agendar visitas domiciliárias médicas ou de enfermagem.

6. Preciso de atestado médico. O que devo fazer?

Deve agendar uma consulta com o seu médico de família, que avaliará a sua situação e emitirá o atestado, se aplicável.

7. Posso inscrever a minha família neste centro de saúde?

Sim. Deve dirigir-se ao balcão com os documentos de identificação e comprovativo de morada para iniciar o processo.

8. O que devo levar para a consulta?

Leve o seu Cartão de Cidadão ou número de utente do SNS, medicação que esteja a tomar, exames recentes e, se aplicável, o Boletim de Saúde Infantil ou Caderneta de Vacinas.

9. Posso remarcar ou cancelar a minha consulta?

Sim. Pode fazê-lo por telefone, presencialmente ou online através do SNS 24. Recomenda-se que avise com antecedência para que a vaga possa ser usada por outro utente.

10. Posso fazer análises clínicas no centro de saúde?

Habitualmente, as colheitas para análises são feitas por prestadores externos com protocolo com o SNS. Informe-se no balcão para saber quais os dias disponíveis e como fazer o agendamento.

11. O centro disponibiliza apoio psicológico?

Dependendo da disponibilidade de recursos humanos, pode haver encaminhamento para psicologia clínica. Em caso de necessidade, o médico de família pode fazer o encaminhamento.

12. Posso aceder à minha informação clínica online?

Sim, através da área pessoal no portal SNS 24 pode consultar resultados de exames, receitas, plano vacinal, marcações, entre outros dados.

13. Como funciona o rastreio do cancro (mama, colo do útero, cólon)?

Os rastreios são organizados de forma periódica e os utentes elegíveis são convocados. Pode também solicitar informações ao seu médico de família.

14. Posso mudar de médico de família?

Sim, mas depende da disponibilidade. Deve fazer o pedido no balcão do centro de saúde. Se não houver vaga imediata, ficará em lista de espera.