Marcação de Consultas
Marcação de Consultas

Quem pode marcar consultas?

  • O próprio:
    • Na unidade de saúde onde está inscrito.
    • Através da área pessoal do portal do SNS 24.
    • Pelo SNS 24, através do número 808 24 24 24 (opção 5).
    • Num Balcão SNS 24 (disponível nas entidades aderentes, conforme o horário de funcionamento de cada balcão).
  • Um familiar:
    • Na unidade de saúde onde o familiar está inscrito.
    • Através da área pessoal do portal do SNS 24.
    • Pelo SNS 24, através do número 808 24 24 24 (opção 5).
    • Num Balcão SNS 24 (disponível nas entidades aderentes, conforme o horário de funcionamento de cada balcão).
  • Um amigo:
    • Pelo SNS 24, através do número 808 24 24 24 (opção 5).
    • Na unidade de saúde onde a pessoa está inscrita.

Quando posso marcar consultas?

As consultas e teleconsultas podem ser marcadas a qualquer momento através das plataformas online. Caso opte pelo atendimento presencial ou telefónico, deverá respeitar o horário de funcionamento das Unidades de Saúde (Centros de Saúde) ou do Balcão SNS 24. A marcação está sujeita à disponibilidade de vagas.

Onde posso marcar consultas?

Pode marcar consultas através de:

  • Internet: Acedendo à área pessoal no portal do SNS 24, na secção “Preciso de…”, selecionando “Consultas para mim” e, em seguida, “Marcação de consultas”.
  • Unidades de saúde: Presencialmente ou por telefone.
  • Telefone: SNS 24 – 808 24 24 24 (opção 5).
  • Balcão SNS 24: Disponível nas entidades aderentes, conforme o horário de funcionamento.

Quais os documentos e requisitos necessários?

  • Para marcação online: É necessário registo prévio na área pessoal do portal do SNS 24.
  • Para marcação pelo SNS 24 ou presencialmente: Deve apresentar o documento de inscrição na unidade de saúde ou o Cartão de Cidadão.
  • Para marcação num Balcão SNS 24:
    • No acesso facilitado: É preciso a Chave Móvel Digital ou Cartão de Cidadão com PIN.
    • Acesso mediado: Ter telemóvel e/ou conta de e-mail ativa.

Qual é o prazo para marcação de consultas?

As consultas marcadas online estão disponíveis apenas para horários a partir do 5.º dia útil (inclusive), contado a partir do momento da marcação.

Qual é o custo de uma marcação de consulta?

A marcação de consultas ou teleconsultas não tem qualquer custo.

Quanto custa a consulta?

De acordo com o Decreto-Lei n.º 96/2020, de 4 de novembro, as consultas e todos os exames complementares de diagnóstico e terapêutica, prescritos nos cuidados de saúde primários, não estão sujeitos a pagamento de taxas moderadoras desde 1 de janeiro de 2021.

Quais os tipos de consultas disponíveis para marcação?

Nos cuidados de saúde primários, estão disponíveis:

  • Consulta de planeamento familiar.
  • Consulta de saúde do adulto.
  • Consulta de saúde materna.
  • Consulta de saúde infantil.
  • Consulta de recurso/reforço.
  • Teleconsulta de saúde do adulto.

As marcações por iniciativa do utente destinam-se a situações não urgentes, ou seja, que não exijam atendimento imediato.

O que é uma teleconsulta?

É uma consulta em que o profissional de saúde, à distância e usando tecnologias de informação, avalia a situação clínica do utente e planeia os cuidados necessários. Pode ser realizada em tempo real ou em tempo diferido.

A teleconsulta pode ser marcada através dos mesmos meios disponíveis para consultas presenciais.

O que é uma consulta de saúde do adulto?

Trata-se de uma consulta médica nos cuidados de saúde primários que acompanha, de forma continuada, a saúde do indivíduo e da família no contexto da comunidade.

O que é uma consulta de planeamento familiar?

Esta consulta visa garantir o acesso a informações e métodos contraceptivos seguros e eficazes, promovendo uma sexualidade saudável.

  • Apenas a primeira consulta pode ser marcada online ou por telefone.
  • As consultas seguintes são marcadas presencialmente.

Inclui:

  • Encaminhamento para consulta em tempo útil, consoante a urgência.
  • Métodos contracetivos gratuitos.
  • Atendimento imediato em situações específicas.

O que é uma consulta de saúde materna?

Consulta destinada ao acompanhamento durante a gravidez, garantindo cuidados e diagnósticos complementares.

  • Apenas a primeira consulta pode ser marcada online ou por telefone.
  • As restantes devem ser marcadas presencialmente.

Inclui informações sobre:

  • Cuidados alimentares e saúde na gravidez.
  • Preparação para aleitamento materno.
  • Exames clínicos e laboratoriais para monitorização da saúde da mãe e do bebé.

O que é uma consulta de saúde infantil?

Consulta de acompanhamento do desenvolvimento físico e psicossocial da criança.

  • Apenas a primeira consulta pode ser marcada online ou por telefone.
  • As restantes são marcadas presencialmente.

Inclui esclarecimentos sobre:

  • Crescimento, desenvolvimento e calendário vacinal.
  • Alimentação saudável e atividades recreativas.

O que é uma consulta de recurso/reforço?

Esta consulta destina-se a utentes sem médico de família atribuído, permitindo-lhes acesso a cuidados de saúde primários em situações específicas.

 

Para mais informações aceda ao Portal do SNS 24.