ULS Médio Tejo implementa consultas de telemedicina
ULS Médio Tejo implementa consultas de telemedicina

Projeto-piloto nos cuidados de saúde primários de Tomar coloca a tecnologia ao serviço dos utentes.

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Médio Tejo lançou, este mês, um projeto-piloto de teleconsulta nos cuidados primários da freguesia de São Pedro de Tomar. Estas consultas, realizadas três vezes por semana, utilizam tecnologia avançada para atender utentes sem médico de família e doentes crónicos.

Este modelo inovador permite que os médicos realizem consultas remotamente, simulando a experiência presencial no centro de saúde. A iniciativa visa otimizar os recursos humanos e melhorar o acesso aos cuidados de saúde, especialmente em áreas geograficamente isoladas.

A tecnologia foi desenhada para atender a todas as faixas etárias e realidades sociais. Os profissionais de enfermagem, que fazem parte da equipa multidisciplinar, estão disponíveis para prestar assistência durante as consultas, caso surjam dificuldades técnicas ou outras necessidades. No entanto, é sempre garantida a total privacidade dos utentes nas consultas médicas.

Com este sistema, o médico pode executar atos clínicos que não requeiram contacto físico direto ou exames físicos específicos. Se necessário, os enfermeiros envolvidos na teleconsulta estão aptos a realizar tais procedimentos, assegurando, de forma interativa e em tempo real, todos os requisitos de uma consulta presencial.

Flávio Ribeiro, Diretor Clínico da ULS, afirmou: “A desmaterialização de especialistas permite-nos levar os cuidados de saúde mais perto das pessoas, especialmente nas zonas mais remotas.” O projeto será monitorizado para avaliar o impacto e a viabilidade de uma possível expansão a outros concelhos da região do Médio Tejo.